Imagem capa - Nossa Luz nos Congressos de Fotografia por Luana Santos e Mario Alencar Fotografia
Para Fotógrafos

Nossa Luz nos Congressos de Fotografia

Olá fotógrafo, tudo bem?


Hoje vamos falar sobre a nossa experiência esse ano nos últimos três congressos de fotografia Newborn que palestramos, onde participamos e pudemos deixar um pouquinho de nós em cada congressista.

Pra contar com detalhes sobre o que vivenciamos nos três Congressos será bem complicado, pois foi tudo tão intenso e prazeroso que numa única publicação seria impossível descrever.


Começamos com um agradecimento enorme à equipe do Newborn Carioca, que nos cedeu essa oportunidade linda de falar sobre um assunto tão amado por nós: Iluminação! Tivemos o prazer de tratar de um assunto que muito nos apetece, e trouxemos para o tema suas infinitas possibilidades de utilização na composição escolhida. Dentro de uma composição existe um universo a ser explorado, que ganha extremo valor com uma iluminação bem construída pelo(a) fotógrafo(a).


Logo após o Newborn Carioca, recebemos uma mensagem de uma fotógrafa tão talentosa e tão querida, que admiramos demais, Nanda Greis, nos apresentando o mais novo Congresso de Minas Gerais, o Uai, Neném: Congresso Mineiro de Fotografia Newborn e Bebê. Este congresso foi eleito o mais fofo do Brasil, porque né? Olha o nome, que coisa mais rica <3


No Uai, Neném, pudemos apresentar um pouco da nossa forma de iluminar. Nós falamos de um assunto muito importante na nossa caminhada, que era a Iluminação Dramática na Fotografia Newborn. Não poderia ser mais “nós” que isso.


Foi também um momento que nos marcou  pelo carinho com que fomos recebidos pelo casal Fernando e Nanda. Foi lindo conhecê-los e poder fazer parte dessa história. Saibam: são seres do bem e super iluminados!

Bem, aí a gente pensa que o coração vai parar de tanta felicidade, não é? Não! Precisávamos estar vivos pra podermos falar das nossas Mini Sessões e Iluminação Contínua na fotografia Newborn em um Congresso mega perfeito: Newborn Lovers! Foram duas palestras, onde pude compartilhar um pouco do nosso conhecimento sobre estes dois temas.


O que foi aquilo?


Tudo começa com um convite feito no meio deste ano, onde quase caímos pra trás. Hayaks, um visionário que percebeu a carência do mercado Sulista e agiu! Foi simplesmente isso que aconteceu, e naquele momento nasceu o primeiro congresso completamente voltado à fotografia Newborn do Rio Grande do Sul.


E novamente, pudemos tratar de dois temas super importantes em nossa vida, que são Mini Sessões e iluminação. Falar das mini sessões foi ótimo, pois no mercado da fotografia de bebês ainda há um enorme preconceito a respeito deste tema e nós fomos convidados a falar sobre como ela pode ser de grande ajuda para a movimentação do estúdio.


E pra finalizar, o que foi falar sobre Iluminação Contínua ao lado dos principais nomes da fotografia Newborn no Brasil? Dividir o palco com as fotógrafas Paloma Schell, Bel Ferreira, Dani Kmetiuk e Marcia Beal foi, por nós, um passo além, um sentimento de gratidão que não cabe no coração.


Sim, estamos repletos de felicidade pelo convite que recebemos de pessoas muito queridas e importantes para a fotografia Newborn no Brasil. Todos vocês tem um poder enorme nas mãos, que usam em prol de um mercado em crescimento, mas que ainda precisa de muita informação de qualidade!

Aqui fica o nosso agradecimento. Esse ano ficará guardado em nossa memória como um dos mais inspiradores que já tivemos.


E vamos lá, ano que segue! <3